drenagem linfatica
A drenagem linfática foi criada no ano de 1932 pelo fisioterapeuta e biólogo Drº Vodder que após estudos e pesquisas sobre o sistema linfático consegue comprovar cientificamente sua eficácia no tratamento e prevenção de várias patologias do sistema linfático, bem como a melhora de edemas causados pelo acumulo de líquidos no espaço intersticial.
O sistema linfático é composto pela linfa, capilares, vasos, troncos linfáticos, timo e gânglios linfáticos.
A linfa se assemelha ao plasma sanguíneo e é formada basicamente por liquido intersticial, é pobre em proteínas e rico em lipídios. É transportada pelos vasos linfáticos em sentido unidirecional e é filtrada nos linfonodos. A maior parte da linfa circula superficialmente.
Os vasos linfáticos impulsionam a linfa e faz com que ela siga em sentido unidirecional.
Vasos linfáticos inicia-se numa rede densa de capilares sanguíneos, aumentando progressivamente seu calibre até formar a esquerda o canal torácico e a direita o canal linfático direito.
Troncos linfáticos são vasos que se reúnem formando três grandes troncos, ducto torácico, ducto torácico esquerdo e ducto torácico direito. O ducto torácico é o maior tronco linfático, nasce na cisterna do quilo e se localiza na altura do umbigo, recebe a linfa dos membros inferiores e órgãos abdominais. Segue em direção ao pescoço e recebe a linfa do ducto torácico esquerdo e de uma grande variedade de regioes.O do lado direito recebe a linfa da parte superior do corpo do lado direito, o ducto torácico esquerdo recebe a linfa do restante do corpo, que desemboca na veia subclávia esquerda e direita.
Os órgãos que compõe o sistema linfático são: baço, os linfonodos, as tonsilas e o timo.
O baço limpa o sangue e funciona como filtro, tem também participação na resposta imune, reagindo a agentes infecciosos. Tem como principal função reserva de sangue.
Os linfonodos (nódulos linfáticos), são os órgão linfáticos mais numerosos do organismo, armazenam