Drenagem de funda o apresentacao
&
Muros de arrimo
Grupo 2
DRENAGEM
Drenagem é o ato de escoar as águas de terrenos encharcados, por meio de tubos, túneis, canais, valas e fossos sendo possível recorrer a motores como apoio ao escoamento.
A drenagem e estabilização dos solos são de extrema importância, pois a partir deles depende a existência ou não de instabilidade e fenômenos de ruptura ao nível de fundações de uma obra, o que pode afetar toda a estrutura da mesma, bem como provocar a sua derrocada.
Drenagem do Terreno
Freqüente na preparação do terreno para executar as fundações (edifícios, pontes, barragens, etc), e nas instalações de redes subterrâneas.
A presença de água nas escavações das fundações apresenta vários inconvenientes, provocando instabilidade no fundo da escavação e o desmoronamento dos taludes.
Esta situação obriga a que as escavações tenham escoamentos mais cuidadosos e a eliminar ou reduzir a presença de água no terreno.
Para evitar que o terreno perca as suas características geológicas e para não provocar uma umidade constante nas fundações ou a subida por capilaridade da água nas paredes, é recomendável proceder à Drenagem do solo. Drenagem do solo
Devem ser colocadas próximos das fundações
Pode ser formado por drenos, tubos de barro cozido, ou ainda por tubos escorredores de cimento armado perfurados e colocados sem juntas, um junto do outro
Cuidado:
Estes drenos nunca se devem colocar abaixo da sapata de fundação, pois podem originar assentamentos do solo, devido ao nível freático ficar abaixo das sapatas, criando vazios no solo e desagregando-o.
Para aumentar a eficácia da drenagem é indispensável cerezitar a face da parede em contato com a terra ou tratar a superfície da parede e pintá-la com produtos betuminosos.
Para evitar infiltrações possíveis entre a sapata de base e o muro, o cerezite será disposto em forma chanfrada, arredondada sobre a saliência da fundação.
Aplicações da drenagem