Exerc cio Fundamentos II 1 Unidade Igreja
Disciplina: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social.
Professora: Simone Soares Viegas
1º Semestre de 2015 – 2º período – Noite
Aluna: Ana Paula Guerra Coelho
Estudo Dirigido
1) A Igreja Católica, nas primeiras décadas do século XX, irá se posicionar frente à questão social. Por que a Igreja irá se posicionar diante dessa questão? Qual é o seu posicionamento? Como podemos relacionar esse fato com a criação das escolas de Serviço Social?
A igreja irá se posicionar frente à questão social porque era contra as ideias socialistas e tinha medo de perder as massas operárias e a possibilidade de inversão dos modelos estabelecidos na organização sócio-econômica. A criação das escolas de Serviço Social se dá dentro da primeira fase do movimento de reação católica, da divulgação do pensamento social da Igreja e da formação das bases organizacionais e doutrinárias do apostolado laico. Surgem para atender e atenuar as mazelas do capitalismo.
2) Quais as implicações, do ponto de vista profissional, da concepção e prática dos grupos pioneiros do Serviço Social brasileiro?
A concepção de homem dos primeiros assistentes sociais situava-se no horizonte metafísico. Eles entendiam que o homem tinha sua existência regulada por duas instâncias, uma temporal e outra determinante sobre a primeira, atemporal. A partir dessa concepção, os pioneiros do Serviço Social brasileiro vinculavam o exercício da profissão a princípios não submetidos ao movimento histórico.
3) Explique como a atuação da Igreja junto ao laicato influenciou a criação das primeiras escolas de Serviço Social no Brasil.
O elemento humano e a base organizacional que viabilizarão o surgimento do Serviço Social se constituirão a partir da mescla entre as antigas Obras Sociais – que se diferenciavam criticamente da caridade tradicional – e os novos movimentos de apostolado social, especialmente aqueles destinados a intervir junto ao