Dre e suas formas de lucro
Neste paper vou demonstrar informações sobre a Demonstração do Resultado do Exercício e suas formas de lucro. Conforme pesquisas em sites pude notar que a DRE é uma ferramenta fundamental para buscar os resultados do período, e o lucro é a demonstração mais clara da situação de uma Entidade.
Palavras-chave: Demonstração do resultado do exercício. Receita. Despesas. Custos. Lucro.
1 INTRODUÇÃO
O tema refere-se à Demonstração do Resultado do Exercício e suas formas de lucro. Onde podemos demonstrar através de informações o resultado do período e de que maneira é calculado o lucro da Entidade.
2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
A Demonstração do Resultado do Exercício é elaborado simultaneamente com o Balanço Patrimonial.
Constitui no relatório contábil resumido das operações realizadas pela Entidade durante determinado período, geralmente de 12 meses, confrontado receitas e despesas desse período, sendo usado também para fins de publicação.
Conforme artigo 187 da Lei n° 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações) determina que serão computados:
As receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente de sua realização em moeda; Os custos, despesas, encargos e perdas pagos ou incorridos, correspondente a essas receitas e rendimentos (Manual de Contabilidade, 1995, p. 503).
Conforme apuração por regime de competência podemos dizer que:
A receita de venda é contabilizada por ocasião de venda e não quando do seu recebimento; A despesa de pessoal (salários e seus encargos) é reconhecida no mês em que se recebeu tal prestação de serviço, mesmo sendo paga no mês seguinte; A compra de matéria prima será contabilizada quando do recebimento e não quando do seu pagamento; E a despesa com impostos de renda e contribuição social será registrada como provisão no mesmo período dos lucros a que se refere e não no exercício seguinte, quando é