Dre-contabilidade
UEMG
.
Frutal
2012
INTEGRAÇÃO
Pudemos constatar que o Balanço Patrimonial é uma demonstração estática do Ativo, do Passivo e do Patrimônio Liquido em determinada data. É como se tirássemos uma fotografia da situação patrimonial da empresa numa data fixa, onde se tirássemos o saldo do caixa, das duplicatas a receber, das ações, das maquinas, de contas a pagar, do capital etc., em determinado ponto do ano. Isto é, não acompanhamos, por meio do balanço, a evolução dessas contas pari-passu, mas observamos, por meio dele, o saldo no inicio do período e o saldo no final do período. É focalizado determinado ponto no tempo.
Em nosso exemplo, a seguir constatamos que a empresa tinha, no inicio do período, $ 200 mil de caixa e, no final, $ 300 mil. Portanto, não sabemos as razões da variação de $ 100 mil, pois o Balanço indica, simplesmente, o saldo em duas determinadas datas. Essa variação é explicada pela Demonstração dos Fluxos de Caixa.
A demonstração do Resultado do Exercício é uma demonstração dinâmica que informa os resultados das operações ocorridas ao longo de determinado período.
Podemos observar o total de vendas ocorrido ao longo de um período, bem como o total de despesas. Não é a situação estática de um momento , mas a somatória de todas as operações (receita e despesas) no período em analise. Mostra ação em determinado período de tempo.
A verdade é que são demonstrações afins e que a Demonstração do Resultado do Exercício está contida no Balanço Patrimonial, uma vez que este informa os saldos inicial e final (situação estática em duas datas) e aquela (Demonstração do Resultado do Exercício), em conjunto com outras Demonstrações, explica as razões da variação do Patrimônio Liquido, como também as variações de outros itens do Balanço Patrimonial: Caixa, Duplicatas a Receber, Fornecedores etc.
Demonstração dos fluxos de caixa (DFC)
*Modelo Direto: