DRE CONTABILIDADE
Introdução
A forma de evidenciação básica das Despesas na estrutura da DRE, até o resultado operacional, é constituído para gerar informações através de 4 funções organizacionais da empresa:
Produção;
Comercial;
Administrativa;
Financeira.
A composição do primeiro item decorre da forma de atuação da empresa. Em uma indústria é apresentado o Custo dos Produtos Vendidos (CPV), que abrange gastos com a transformação da matéria prima em produto acabado. Em uma empresa comercial o Custo dos Produtos Vendidos é substituído pelo Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), que representa o custo dos estoques entregues aos clientes. Em uma empresa de serviços, procura-se, objetivando gerar informações úteis, destacar os gastos relacionados à produção dos serviços. No item denominado Custo dos Serviços Prestados (CSP), por exemplo, em uma empresa do setor de transporte rodoviário, os gastos com combustível, salários dos motoristas e depreciação dos veículos devem ser apresentados nesta conta.
Obs.: Na prática, certos itens específicos são difíceis de serem enquadrados. A legislação, nestes casos, prevê o item Outras Receitas e Despesas Operacionais. Você verificará no estudo da Contabilidade contas iniciadas com o título “outras”, embora esta classificação receba críticas recorrentes. Em diversas situações representam a solução mais prática para a classificação. O importante é que não ocorra o abuso.
5.3.2 Compreendendo a DRE A Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) é