DPP
Pedro (nome fictício) tem 24 anos, recebe cerca de R$ 2 mil por mês e seu endividamento chegou a R$ 10 mil, valor que corresponde a cinco meses do seu salário. Ele faz parte do grupo de superendividados, que participou do primeiro ano do Programa de Apoio ao Superendividado (PAS), do Procon-São Paulo.
Pedro é um caso comum entre esses consumidores. Quando atingiu o limite do cheque especial e do cartão de crédito, foi até o banco cobrir empréstimos contraídos e entrou em um ciclo vicioso. A bola de neve, formada pelas taxas de juros dos empréstimos, foi ficando maior à medida que Pedro recorreu a mais dois bancos para cobrir os empréstimos anteriores.
Fonte: Adaptado de <http://economia.ig.com.br/financas/2013-12-19/superendividado-deve-ate-r-300-mil-e-tem-22-cartoes-de-credito.html>. Acesso em: 9 jan. 2014.
A partir do texto e das recomendações feitas para conquistar sua independência financeira, indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas:
( ) No momento, Pedro possui independência financeira, pois pode fazer uma aplicação do valor excedente em seu orçamento.
( ) A situação apresentada pelo texto mostra um desequilíbrio no orçamento de Pedro, pois há um déficit.
( ) A situação ilustrada mostra falha na administração financeira, pois Pedro perdeu o controle de seus gastos ao contrair dívidas.
( ) Pedro obteve superávit em suas contas, demonstrando capacidade para administrar suas finanças pessoais.
( ) Pedro conquistou a independência financeira, pois o déficit não é tão relevante e pode ser equilibrado com empréstimos a juros mais baixos.
Escolher uma resposta.
a. F, F, V, F, V.
b. V, V, F, V, F.
c. F, V, F, F, F.
d. F, V, V, F, F.
e. V, F, V, F, F.
2. Para responder a questão, considere os textos a seguir:
Texto 1
“O dinheiro está no nosso dia a dia, mas não falamos sobre ele. Não fomos educados para lidar com as finanças e reproduzimos padrões familiares sem saber”, explica a