Dpp texto
O processo empreendedor
A revolução do empreendedorismo
O mundo tem passado por várias transformações em curtos períodos de tempo, principalmente no século XX, quando foi criada a maioria das invenções que revolucionaram o estilo de vida das pessoas. O papel do empreendedor foi sempre fundamental na sociedade, o avanço tecnológico tem sido de tal ordem, que requer um número muito maior de empreendedores, a ênfase em empreendedorismo surge muito mais como consequência das mudanças tecnológicas e sua rapidez, e não apenas como mais um modismo, o momento atual pode ser chamado de a era do empreendedorismo, pois são os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos. O contexto atual é propício para o surgimento de um número cada vez maior de empreendedores, por esse motivo, a capacitação dos candidatos a empreendedor está sendo prioridade em muitos países, inclusive no Brasil. Em todo o mundo, o interesse pelo empreendedorismo se estende além das ações dos governos nacionais, atraindo também a atenção de muitas organizações e entidades multinacionais, como ocorre na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia.
O empreendedorismo no Brasil
O movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990, quando entidades como Sebrae ( Serviço Brasileiro de apoio ás Micro e Pequenas empresas) e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de software ) foram criadas. Antes disso, praticamente não se falava em empreendedorismo e em criação de pequena empresas.
Em síntese, nos últimos 20 anos foram repletos de iniciativas em prol do empreendedorismo, mas a última década destacou-se por criar bases para a nova fase do empreendedorismo no país.
Análise histórica do surgimento do empreendedorismo
A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo