Dpp - eng. produção
: Há muita gente utilizando a expressão Marketing Pessoal com o sentido de auto-ajuda, mas isto não está correto. Fazer marketing é fazer com que o relacionamento entre uma empresa e o mercado seja o melhor possível para ambos. Marketing Pessoal, portanto, para mim conforme meu pouco entendimento sobre o assunto significa fazer com que o relacionamento de uma pessoa com o mercado de trabalho seja o melhor para ambos.
No momento em que estamos vivendo, no qual o conhecimento é um fator muito importante de produção, o conhecimento de uma pessoa pode se tornar um produto atraente para as empresas ou um negócio. Desta forma, é preciso saber colocar este produto em destaque no mercado de trabalho.
O melhor Marketing Pessoal também é aquele que não prejudica alguém e que, quando utilizado, propicia o desenvolvimento de um relacionamento duradouro entre as partes. Se um dos lados levar vantagem, o outro irá sentir-se inferiorizado e tenderá a sair da relação. Isto diz respeito tanto ao relacionamento com a empresa, quanto com os companheiros de trabalho, com a família e os amigos.
Não há ingrediente certo e farto nas receitas dos gurus de motivação e auto-ajuda, o problema é que se tem falado e escrito tanta coisa diferente sobre o assunto que há uma grande confusão sobre o que realmente é Marketing Pessoal.
Assim como a maioria das pessoas confundem marketing com propaganda, muitos misturam os conceitos de marketing pessoal com divulgação da imagem, por esse motivo, tem-se observado vários pontos de ruptura em diversas empresas (empregado x empregador).
O marketing pessoal e empresarial
Para alavancar uma carreira é importante descobrir o que se gosta de fazer. Quem gosta do que faz, o faz com mais prazer. Por isto conseguirá atingir níveis maiores de excelência. Em segundo lugar,