Dpp atividade colaborativa 8
Trabalho apresentado à disciplina de Responsabilidade Social e Meio Ambiente, como requisito parcial para obtenção de nota do 2º bimestre do curso de Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação.
sUMARÉ 2012
1 - INTRODUÇÃO
O projeto apresenta um relatório técnico de um processo envolvendo reciclagem de garrafas PET (Politereftalato do etileno).
1.1 Objetivo geral
Reciclagem de garrafas PET (Politereftalato do etileno), processo realizado para torná-los reutilizáveis.
1.2 objetivos específicos
Hoje se fala muito em sustentabilidade, energia renovável. A preocupação é com os lixos gerados pela população e com os destinos dados as coletas e sob a intervenção no meio ambiente, o impacto é a necessidade de desenvolver ou reformular os processos considerando o conceito de sustentabilidade.
Uma garrafa PET (Politereftalato do etileno) descartada no meio ambiente pode se manter até 750 anos na natureza, por isso após o aumento da demanda dessas embalagens (principalmente na década de 1990), surgiu um problema ambiental sério, pois eram descartadas em terrenos, rios, esgotos, mares e matas.
O processo de reciclagem de garrafas PET (Politereftalato do etileno) passa pelos seguintes processos: * As embalagens PET passam por um processo de lavagem e prensagem; * Os fardos de PET (prensados) passam por um processo de trituração, resultando em flocos; * Os flocos passam por um processo conhecido como extrusão, resultando em grãos; * Os grãos são transformados em fios de poliéster ou produtos plásticos como, por exemplo, embalagens.
Para melhor entender todo o processo podemos visualizar os pontos pelo fluxograma com o processo de produção.
Captação da matéria prima (PET) – Na sociedade.
Processo de lavagem
Prensagem – Gerando Fardos de PET
Trituração dos Fardos gerados
Resultando em flocos
Grãos de PET
Processo de extrusão
Fios de poliéster
Após executar o