DPOC
Emanuele Pagliarini
Giovana Vanzin Raldi
Marcelo Bett
DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA E CONDUTA NUTRICIONAL
Erechim
2013
INTRODUÇÃO
A enfermagem tem desenvolvido um papel muito importante na saúde, além do bem estar e conforto do paciente. Dentro das várias funções do enfermeiro se encontra o entendimento nutricional e dietético, onde o enfermeiro precisa compreender o porquê dos alimentos prescritos em dietas estarem completamente envolvidos com a patologia do cliente.
A conduta nutricional deve ser sempre individualizada sendo que a intervenção nutricional no paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) deve ser realizada tão logo seja feito o diagnóstico da doença para prevenir e minimizar os problemas que possam advir com a alteração do estado nutricional.
O presente trabalho consta conceitos sobre DPOC, conduta nutricional, estratégias para a terapia nutricional em pacientes, recomendações energéticas e nutricionais, orientações para uma boa dieta e cuidados com substâncias usadas em pacientes com DPOC, visando um melhor entendimento patológico e dietético.
DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA E CONDUTA NUTRICIONAL
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma entidade nosológica caracterizada pela presença de obstrução das vias aéreas devido a bronquite crônica e/ou enfisema. A obstrução, geralmente progressiva, pode ser acompanhada por hiper-reatividade das vias aéreas e apenas parcialmente reversível com o uso de broncodilatadores.
A DPOC costuma ser diagnosticada ao redor da quinta ou sexta década de vida, mas pode iniciar-se muito mais cedo. Alguns fatores precoces, como pré-natais e risco ocupacional constituem determinantes que aumentam os riscos com o hábito de fumar.
Uma das características importantes da doença é a sua associação com o estado nutricional, que