Dpo- documento de posição oficial
O Reino da Espanha é um país situado na Europa meridional, na Península Ibérica. A Espanha é uma democracia organizada sob a forma de um governo parlamentar sob uma monarquia constitucional com um monarca hereditário que exerce como Chefe de Estado – o Rei da Espanha, e um parlamento bicameral, as Cortes Generales. É um país desenvolvido com o nono PIB nominal mais elevado do mundo e elevado padrão de vida.
Como creio que muitos saibam a Espanha se encontra em uma sensível posição em relação à crise. O país está em déficit público desde 2009 (atingindo 11,4%) e a dívida pública que no mesmo ano alcançou 55,2%, porém com o principal problema as dívidas totais espanholas que atingem um valor quatro vezes o valor do PIB e metade desse valor está relacionado a dívidas externas cujos 60% correspondem a dívidas com bancos alemães e franceses. Além disso, a taxa de desemprego em 2010 estava em torno dos 20%.
Outro problema que acabou por interferir na economia espanhola foi os três maiores setores que acabaram por ser muito afetados: construção (11% da economia e13% do emprego), turismo e setor automobilístico (que atualmente está totalmente controlado por multinacionais estrangeiras) sem contar com o setor bancário, que está totalmente dependente do setor imobiliário.
Em relação às metas de redução propostas pela União Européia a diminuição até os 3% de déficit deverá ocorrer até 2014.
O governo espanhol já prometeu cortes com despesas públicas em mais de 50%, porém corre sério risco de uma crise política.
Uma possível resolução seria a criação do Fundo Monetário Europeu e aos países que agora estão passando por crise econômica, para seguir uma medida de austeridade, porém com a rigidez que cada país achar necessário para assim evitar futuros problemas políticos.
Acreditamos que para chegarmos a uma solução desse problema devemos todos ser responsivos e não pensar apenas em “secar a água que escorrer e sim fechar a torneira”