A coca-cola e a administração de seus materiais
Coca-Cola: Uma das maiores marcas do mundo, está em cerca de 206 países (mais lugares que a ONU), precisa e utiliza de uma “super produção”, onde espalha seu produto e seu logotipo para que milhares de pessoas possam experimentá-lo várias vezes ao dia.
A empresa produz cerca de 4,5 bilhões de unidades de Coca-Cola engarrafada por dia. Sua renda anual é de 670 bilhões de dólares e são consumidas 800 milhões de unidades por dia.
Para isso é preciso produzir a bebida líquida, onde o concentrado em refrigerante é diluído com água e misturado com edulcorante (açúcar/adoçante) e “carbonação” (processo onde o gás carbônico fica bombeado em um sistema fechado para carbonara bebida). A Coca-Cola produzida precisa ter o mesmo sabor que qualquer outra produzida no mundo, este é um desafio grande, pois o gosto da água (que é 90% da formula) pode sofrer certa variação dependendo da fonte onde foi extraída.
*** A água é filtrada na fábrica e o objetivo é fazer com que ela “fique mais neutra o possível”, para garantir que não haja gosto nem odor da fonte onde foi retirada. ***
A Coca-Cola utiliza de pelo menos três recipientes para colocar a bebida, são eles: garrafas plásticas, latas de alumínio e garrafas de vidro.
Garrafas de Plástico: Cerca de 50% das “Coca-Colas” produzidas são colocadas em garrafas de plástico. As garrafas de plástico precisam ser fortes para aguentar a pressão do gás da Coca-Cola. A fabricação da garrafa de plástico passa por uma máquina de pré-molde e depois o plástico é alongado em forma de uma garrafa. A máquina de “alongação” produz pelo menos 800 garrafas por minuto e todas as garrafas são fotografadas, as que não satisfazem as normas são recicladas. Após isto as garrafas são transportadas até o “palletizador” onde são empilhadas em pallets por robôs. Em menos de um dia as garrafas são transportadas para outra fábrica onde serão preenchidas com a bebida. Antes que as garrafas sejam preenchidas elas