Doênças
Catapora
Conceito: A varicela (também conhecida no Brasil como catapora) é uma doença infecciosa aguda, comum na infância dos seres humanos, altamente transmissível e causada pelo vírus varicela-zóster, também conhecido como HHV3 (human herpes virus 3). O zóster é uma doença da velhice, uma forma reincidente tardia dos vírus da varicela que permanece dormente nos gânglios nervosos.
Sintomas: Os sintomas iniciais são febre e erupções maculopapulares (exantemas), seguidas de erupções vesiculoeritematosas muito pruriginosas (ou seja, pústulas que causam comichão). As pústulas apresentam-se com base vermelha e cúpula transparente ("gota de orvalho em pétala de rosa"), com cerca de 3 milímetros de diâmetro. Várias gerações de exantemas surgem durante cerca de 4 dias, com vários estágios em zonas diferentes ao mesmo tempo (ao contrário da varíola). Os exantemas são mais frequentes na região torácica, mas podem aparecer em todo o corpo, incluindo no couro cabeludo e na mucosa oral.
Prevenção: A prevenção da catapora é através da vacina. A vacinação com 2 doses de vacina para varicela previne a doença na maioria das pessoas.
Como evitar a catapora:
A catapora, ou varicela, é uma doença considerada de alto contágio e geralmente atinge crianças de até dez anos de idade. Dada a sua frequente incidência nesta faixa etária, potencializada pela imunidade pós-contágio (a pessoa só adquire o vírus uma vez na vida), é comum que muitos pais não levem tão a sério as medidas preventivas contra esse mal.
A doença, assim, passa a ser encarada como processo natural na infância. No entanto, apesar de não acarretar problemas mais graves, mantendo seus incômodos sintomas por um período determinado, a catapora pode ser evitada com algumas medidas simples, especialmente no que envolve a adaptação de hábitos de higiene e proteção por meio de vacina.
Assim, pais e responsáveis devem levar seus filhos com idade acima de um ano para realizar a vacina contra a