Doutrina Truman
A Conferência de Teerâ, realizada em novembro de 1943, foi o primeiro dos três encontros entre os "senhores da Guerra do Universo" - Roosevelt, Churchill e Stallin. Eles eram os homens mais poderos do mundo naquela ocasião, e as decisões que tomaram influenciaram o destino da humanidade nos anos seguintes. Na reunião, foi esboçado um conjunto de decisões que rearfimaria a ação coligada da Grande Aliança entre Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido no sentido de levar as forças inimigas do Eixo á total derrota e à capitulação 18 meses depois.
A conferência serviu também para que Roosevelt expusesse os seus planos para o pós-guerra, que consistiriam na criação/fundação de uma instituição internacional que substituísse a Liga das Nações, "baseada no princípio de igual soberania entre todas as nações pacíficas". Essa instituição seria a responsãvel, num mundo democratizado, pela garantia da paz e da segurança aos povos da Terra. Estava esboçado o que viria a ser a Organização das Nações Unidas (ONU), efetivamente criada na Conferência de São Francisco em 25 de Abril de 1945.
A conferência de Yalta foi a segunda rodada do encontro entre Roosevelt, Churchill e Stalin e a mais famosa de todas as conferências da Segunda Guerra Mundial, pois nela ocorreu a partilha do mundo entre os "três grandes". De 4 a 11 de fevereiro de 1945, os três líderes e mais de 700 conselheiros militares discutiram, entre outros assuntos, a redefinição das fronteiras do Velho Continente - prova de que a vitória já era vista por eles como certa.
Entre as principais decisões dessa conferência está a subordinação do Leste Europeu ao controle soviético.
Além disso, a Conferência de Yalta aceitou a exigência do ditador soviético Josef Stallin de constituição de governos comandados pelos comunistas na Polônia, Thecoslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária, Iugoslávia e Albânia. O Leste Europeu passava a funcionar como área de influência soviética
A