Doutrina do Santuário
Festa da Páscoa (Lev. 23:4-5)
Quando acontecia? Ao entardecer do décimo quarto dia do primeiro mês do calendário hebraico.
Por quê? Era realizada para relembrar o livramento de Deus da escravidão Egípcia.
Para Que Apontava? Apontava simbolicamente para Cristo como o Cordeiro Pascal que seria morto.
Como? No décimo dia do primeiro mês um cordeiro era acolhido para cada casa, onde o cordeiro era mantido até o décimo quarto dia, quando era sacrificado a tarde e seu sangue era posto nas ombreiras e na verga da porta, na mesma noite a carne do cordeiro era comida, não cozida como de costume, mas assada, acompanhada de pães asmos e ervas amargas.
Festa dos Pães Asmos (Lev.23: 6-8)
Quando? Acontecia no dia seguinte a páscoa.
Por quê? Porque o pão sem fermento lembrava a pressa com que Israel saiu do Egito.
Para Que Apontava? O fermento representava o pecado, e por isso o pão deveria ser sem fermento, onde apontava para Cristo como o Pão da Vida sem pecado.
Como? Durante sete dias comiam Pães sem fermento e apresentavam ofertas preparadas no fogo como é mencionado em Num. 28:19-24. No primeiro e ultimo dia faziam um culto e não realizavam nenhum trabalho.
Festas das Primícias (Lev.23: 9-14)
Quando? A apresentação era feita no dia imediato após o sábado da festa dos pães asmos, dia 16 do primeiro mês.
Por quê? Somente após o ritual os israelitas poderiam fazer o uso dos frutos do campo para si mesmos.
Para Que Apontava? Apontava para Cristo que ressuscitou no dia 16 do primeiro mês, e assim como o povo dedicou os primeiros frutos da colheita, Jesus dedicou os primeiros frutos da sula salvação onde muitos foram ressuscitados e levados com Ele como dia Mat.27: 51-53.
Como? No dia 14 do primeiro mês, uma porção de um campo de centeio era marcada e a colheita daquela área era feita em preparação para a apresentação no dia 16. Três homens escolhidos colhiam o Centeio na presença de testemunhas com os feixes já