Doutrina Da Igreja Presbiteriana Do Brasil
O Presbiterianismo tem por base 10 doutrinas consideradas as fundamentais. Dessas, 5 são comuns com outros ramos das igrejas conhecidas como evangélicas no mundo,. As outras 5 distintivamente presbiterianas.
As 5 doutrinas comuns da Igreja presbiteriana (em relação às outras igrejas evangélicas). A igreja crê:
1. Em um Deus Trino. O presbiterianismo crê que há um Deus Trino que subsiste em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Três pessoas distintas, mas um só Deus igualmente divino em eternidade e majestade, sem subordinação; A I.P.B. adota a doutrina da trindade e a apresenta aos seus fiéis como digna de fé.
2. Em Jesus Cristo, como sedo a 2ª pessoa da trindade. Divindade de Cristo: nós cremos que Jesus é o Deus encarnado (João 1.14), Alguns grupos que não aceitam Jesus como a 2ª pessoa da trindade: os mormonitas, os espíritas, os cristãos científicos, os maotanos, os budistas, os testemunhas de Jeová e outros. O presbiterianismo crê que Ele é o autor da salvação completa, perfeita, toda suficiente (só Jesus basta para a salvação) e eterna, para o homem decaído. Nasceu, morreu, ressuscitou, subiu ao céu, de onde vai voltar um dia para julgar.
3. Na Bíblia, a única regra de fé e prática, a palavra de Deus. Cremos que ela foi inspirada pelo Espírito Santo (II Pe. 1.20-21) e que podemos confiar nela como única regra de fé e prática. Cremos que outros livros a ela não se nivelam. Mas a I.P.B. não a entroniza em seus templos. Ela não é objeto de culto como Livro. Ela vale o que contém e o que contem, é essencial para conduzir o homem à salvação em Cristo Jesus.
4. No novo nascimento dos conversos. Cremos que no momento em que a pessoa crê em Jesus como único e suficiente salvador ela é nova criatura (criação). (II Coríntios 5.17) – tudo se transforma. Há uma mova imagem na vida da pessoa. Cristo e o novo Senhor e o novo morador da alma (Glálatas 2.20).
5. Na ressurreição dos mortos. A fé na ressurreição dos