Dossie de Sociologia
Gabriel Santos Oliveira
I Semestre de Engenharia Elétrica/Noturno
Sociologia
Prof.: Gabriel Azevedo Costa Lima
DOSSIÊ
II UNIDADE
Vitória da Conquista – BA
2015
Sumári
Fichamentos: 3
Resenha crítica do documentário: “Capitalismo - Uma história de amor”: 16
Referências: 19
Anexo da atividade “in loco”:..............................................................20
Fichamento:
QUINTANEIRO, Tania. Um toque de clássicos. 2. ed. Belo Horizonte: Ed, UFMG, 2009. (p. 31-57)
1 “ÉMILE DURKHEIM”
“A Sociologia começou a se consolidar enquanto disciplina acadêmica e a inspirar rigorosos procedimentos de pesquisa a partir das reflexões de Émile Durkheim (1858-1917) e de Max Weber (1864-1920). Ambos se dedicaram não só a delimitar e a investigar um grande número de temas como a dar-lhes uma clara definição sociológica. Durkheim foi um liberal democrata disposto a levar à frente os ideais revolucionários de 1789. Nesse sentido, deu continuidade a ideia Comtiana de instituir uma religião de cunho secular, fundada em princípios morais que poderiam revigorar a sociedade moderna. O positivismo foi a corrente de pensamento que teve maior influência sobre o método de investigação que ele elegeu como o mais correto para a coleta dos dados, a fim de que a Sociologia ultrapassasse os obstáculos impostos pelas noções vulgares e pela afetividade.” (p. 31)
2 “Objeto Sociológico”
“A Sociologia pode ser definida, segundo Durkheim, como a ciência “das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento”, ou seja, de “toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade”. (p.32).
“Na fase positivista que marca o início de sua produção, considera que, para tornar-se uma ciência autônoma, essa esfera do conhecimento precisava delimitar seu objeto próprio: os fatos sociais.” (p. 31)
“Tais fenômenos compreendem “toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda,