Sociologia Geral - dossiê
1º Semestre de Direito / noturno / A
Professor: Gabriel Azevêdo Costa Lima
DOSSIÊ SOCIOLOGIA I Unidade
FAINOR
2015.2
SUMÁRIO
1. Resumos ............................................................................ p. 3
1.1. Resumo 1 ................................................................. p. 3
1.2. Resumo 2 ................................................................. p. 5
2. Atividades .......................................................................... p. 8
1.1 - GIL, Antonio Carlos. Pesquisa Social. São Paulo:
Ed. ATLAS SA. 1999. (p. 1-4)
O ser humano se vale da observação, através dos sentidos, para receber e interpretar informações do mundo exterior e atingir um conhecimento de mundo.
São diversas as fontes do conhecimento. Para algumas pessoas, as fontes de conhecimento religiosas são privilegiadas, uma vez que tem como “autor” um Deus, seja qual for a religião.
Obras literárias (ficção) também são tidas como importantes, uma vez que expõem “conhecimentos acerca do mundo”, independente da veracidade da historia. A autoridade é outra fonte de conhecimento, onde a credibilidade da informação está na relação existente entre o emissor e receptor da mensagem.
A filosofia também traz elementos que proporcionam conhecimento de mundo. Por vezes com maior credibilidade do que a maioria das fontes, pois no curso da história essa vertente foi avançando no que se refere ao adequado conhecimento.
Apesar de importantes para a apreensão do conhecimento, tais fontes “não satisfazem aos espíritos mais críticos”, principalmente por considerarem que a observação humana é falha, mesmo em se tratando de fenômenos simples. E é a partir disso que nasce a necessidade da ciência como fonte segura de conhecimento.
A ciência se sustenta em linguagem rigorosa e adequada para
‘formular leis que regem os fenômenos”. Tais leis apresentam pontos em comum apesar de ser