Dosagem de enzimas hepaticas
A dosagem de TGO e TGP são utilizadas para diagnosticar doenças hepáticas. TGO ou AST (aspartato aminotransferase) fazem parte da enzima de transaminase. As transaminases são enzimas que se encontram presentes dentro das células do organismo. As duas principais aminotransferases são a TGO (transaminase glutâmica oxalacética) e TGP(transaminase glutâmica pirúvica).
Quando uma célula que se encontra como alguma dessas enzimas tanto TGO quanto TGP sofre alguma lesão essas enzimas são liberadas na corrente sanguínea, portanto as dosagens dessas enzimas para diagnostico de doença hepática e feita através do soro do paciente.
A dosagem da AST e ALT, também conhecidas como TGO e TGP, são ferramentas essenciais para o diagnóstico das doenças do fígado. Neste artigo vamos explicar o que significa cada elemento do hepatograma, um conjunto de análises sanguíneas que avaliam a função do fígado e das vias biliares.
O que é o hepatograma?
Chamamos de hepatograma o conjunto de elementos dosados no sangue que fornecem indicações sobre o funcionamento do fígado e das vias biliares. Por isso, o hepatograma pode também ser chamado de provas de função hepática.
O hepatograma consiste no doseamento das seguintes substâncias:
AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), antigamente chamada de TGO (transaminase glutâmica oxalacética) e TGP (transaminase glutâmica pirúvica), respectivamente.
Fosfatase alcalina
GGT ou Gama GT (Gama glutamil transpeptidase)
Bilirrubinas (direta, indireta e total)
TAP (tempo de protrombina ativada) ou TP (tempo de protrombina) e INR
Albumina
5′ nucleotidase (5′NTD)
LDH (lactato desidrogenase)
Objetivo
Dosar a quantidade de TGO circulante, para diagnostico de doenças hepáticas.
Metodologia
Utilizou-se o soro do paciente como amostra, reagente de trabalho, pipeta, espectrofotômetro, tubo, banho maria.
Colocou-se no tubo 1 ml do reagente de trabalho e 0,100 ml de amostra. Esperou- se alguns minutos, e