Doping
Quais os desportos em que é mais frequente a ocorrência de doping
O consumo de doping é mais frequente no levantamento de peso olímpico, atletismo, ciclismo, e natação.
O que acontece quando é descoberto um caso de doping
* Analise ao sangue * Teste anti-doping
Os testes de doping realizam-se através da urina. Isto deve-se ao facto da urina transportar todas as impurezas do corpo, inclusive drogas que, por ventura, tenham sido tomadas.
A principal função da urina é a eliminação da amónia, que surge quando as células produzem proteínas. A amónia é tóxica e, por isso, deve ser eliminada rapidamente. Então o nosso organismo transporta-a até o fígado, onde ela é transformada em ureia. A ureia, por sua vez, é menos solúvel e menos tóxica. Quando o sangue passa pelos rins, toda a ureia, restos de amónia, excessos de sal, ácidos e outras impurezas são retiradas através de uma filtragem e eliminados na forma de urina. Essa filtragem é muito importante, pois é ela que mantém a composição do sangue.
Exemplos de desportistas que ja recorreram ao doping
Levantamento do peso Olímpico
Sanamacha Chanu, foi excluída pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) do quarto lugar que tinha conseguido na categoria 53 quilos após dar positivo por furosamida, um diurético proibido.
Chanu, ex-campeã asiática de levantamento de peso, deu positivo em provas anteriormente realizadas.
A atleta foi suspensa pela Federação Internacional de Halterofilismo (levantamento de peso) (IWF) durante a investigação do caso.
Atletismo
* Ex-velocista norte americana * 1ª mulher a ganhar 3 medalhas de ouro (100; 200 e 4x100m) e 2 de bronze (salto em comprimento e 4x400m) nos Jogos Olímpicos de Sidney 2000
Deixou se ser uma “deusa olímpica” para ser lembrada como uma fraude
(Condenada a 6 meses de prisão- esteroides)
Ciclismo
A Rabobank, equipa holandesa extinta no final do ano passado (2012), fez uma utilização continuada do doping entre 1996 a