DOMINGOS VIDA DE JOSÉ GONÇALVES DE MAGALHÃES
Vida de Gonçalves de Magalhães
Nascimento 13 de agosto de 1811 Rio de Janeiro
Morte 10 de julho de 1882 (70 anos) Roma
NacionalidadeBrasileiro
Ocupação Médico, professor, diplomata, político, poeta e ensaísta
Magnum opus Suspiros Poéticos e Saudades
Escola/tradição Romantismo
Domingos José Gonçalves de Magalhães, primeiro e único barão e visconde do Araguaia, (Rio de Janeiro, 13 de agosto de 1811 – Roma, 10 de julho de 1882), foi um médico, professor, diplomata, político, poeta e ensaísta brasileiro, tendo participado de missões diplomáticas na França, Itália, Vaticano, Argentina, Uruguai e Paraguai, além de ter representado a provínciado Rio Grande do Sul na sexta Assembléia Geral. Filho de Pedro Gonçalves de Magalhães Chaves. Morreu em Roma, onde exercia cargos diplomáticos junto à Santa Sé, no ano de 1882. Ingressou em 1828 no curso de medicina, diplomando-se em 1832. No mesmo ano estreou com "Poesias" e, no ano seguinte, parte para a Europa, com a intenção de se aperfeiçoar em medicina.
Em 1838 é nomeado professor de Filosofia do Colégio Pedro II, tendo lecionado por pouco tempo.
De 1838 a 1841 foi secretário de Caxias no Maranhão e de 1842 a 1846 no Rio Grande do Sul. Em 1847 entrou para a carreira diplomática brasileira. Foi Encarregado de Negócios nas Duas Sicílias, no Piemonte, na Rússia e na Espanha; ministro residente na Áustria; ministro dos Estados Unidos, Argentina e na Santa Sé, onde morreu.
Gonçalves de Magalhães e o Romantismo
Três renomados escritores brasileiros do século XIX. Da esquerda para direita: Gonçalves Dias, Manuel de Araújo Porto-Alegre e Gonçalves de Magalhães (1858).Recém-formado em Medicina, viaja para a Europa, onde entra em contato com as ideias românticas, fator essencial para a introdução do movimento no Brasil. Sua importância está no fato de ter sido o introdutor do Romantismo no Brasil, não obstante