Domain name system
Domain Name System
DNS
Índice Introdução 3 Servidores Raiz 4 Esquematização 4 Primary Master Server (Servidor primário) 5 Secondary Master Server (Servidor secundário) 5 Slave Server (Servidor escravo) 5 Forwarder Server (Servidor de Encaminhamento) 5 Caching Server (Servidor de Cache) 5 Mapeamento do DNS 6 Servidores TLD 7 Principais nomes genéricos 7 Domínios 8 Conclusão 9 Bibliografia 10
Introdução
Quando acessamos um website através do nosso browser ou quando enviamos um e-mail, a internet precisa de saber em que servidor o site e o e-mail estão armazenados para poderem responder à nossa solicitação. A informação da localização destes servidores está em um servidor chamado DNS (Domain Name Server).
O DNS é o sistema responsável pela atribuição de nomes em endereços IP, deixando a navegação na internet mais simples, já que para nós é mais fácil decorar nomes que números. Ao digitarmos a URL num browser, esta aplicação pergunta ao DNS de quem é este endereço para podermos obter respectivamente o seu IP.
O papel do DNS é transformar este nome num endereço IP e retornar para quem o perguntou, deste modo torna-se possível a navegação através de nomes.
"Quando você digita www.guiadopc.com.br na barra de endereços do seu navegador, o navegador vai enviar as informações para o servidor de DNS que você usa e transformar num IP (conjunto de números que são uma espécie de “RG” ou “Endereço” de cada servidor ou computador, no caso seu computador tem um IP que identifica seu computador na internet assim como os sites que você acessa também têm um IP).
Assim que o servidor de DNS transforma o site em um IP, ele vai redirecionar para o servidor do site que você quer acessar e mostrar a página no seu navegador. Basicamente, seria como transformar um endereço residencial em coordenadas de latitude e longitude, afinal de contas é muito mais fácil decorar www.guiadopc.com.br do que 209.140.18.196 não é mesmo?"