DOM CASMURRO
MACHADO DE ASSIS
SOBRE A OBRA:
Publicado pela primeira vez em 1899 "Dom Casmurro" é uma das grandes obras de Machado de Assis e confirma o olhar certeiro e crítico que o autor estendia sobre toda a sociedade brasileira. Também a temática do ciúme, abordada com brilhantismo nesse livro, provoca polêmicas em torno do caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira: Capitu.
Data de publicação: Dom Casmurro é um romance escrito por Machado
de Assis em 1899 e publicado pela Livraria Garnier.
Estilo literário do qual faz parte: O Realismo é um estilo de época da
segunda metade do séc. XIX, marcado por uma forte oposição às idealizações românticas. Assim, as personagens realistas apresentam mais defeitos do que qualidades, destacando-se as temáticas do adultério, dos interesses econômicos, da ambição desmedida, da dissimulação e da vaidade etc.
Os romances realistas sempre se fundamentam num caso de adultério,
como se pode ver nos diversos autores da época (Eça de Queirós, Aluísio
Azevedo etc). Em Dom Casmurro é exatamente a suspeita de adultério que sustenta o enredo do romance. Tudo se constrói em torno desse possível adultério de Capitu.
Qual o narrador existênte na obra Dom Casmurro?
A História toda é contado por Bentinho também chamado de Dom
Casmurro. O narrador está na primeira pessoa, é observador e não onisciente, já que ele passa a história toda na dúvida se houve uma traição
DOM CASMURRO
Resumo:
O romance inicia-se numa situação posterior a todos os seus acontecimentos. Bento Santiago, já um homem de idade, conta ao leitor como recebeu a alcunha de Dom Casmurro. A expressão fora inventada por um jovem poeta, que tentara ler para ele no trem alguns de seus versos.
Como Bento cochilara durante a leitura, o rapaz ficou chateado e começou a chamá-lo daquela forma.
O narrador inicia então o projeto de rememorar sua existência, o que ele chama de "atar as duas pontas da vida". O leitor é apresentado à