Dois caminhos, dois destinos e uma só escolha!
Mt 7.13-14
Introdução: O caminho mais trilhado, de acordo com as palavras do próprio Senhor Jesus, é o caminho “que leva á perdição (destruição, perda, ruína), e são muitos os que entram” nele. A outra opção, porém, é um caminho quase desconhecido pela maioria das pessoas, um caminho “apertado” que “leva à vida”.
Você já foi passear num parque ou num sítio onde há trilhas nas matas para as pessoas passarem? É difícil andar por trilhas, não é? Temos que andar um atrás do outro, com muito cuidado, prestando muita atenção para não cair, etc. Como você se sentiu?
I) APRENDENDO MAIS DO CAMINHO
Dois Caminhos: Os caminhos são a seqüência das portas, e entrar pelas portas é uma questão de consciência, liberdade e escolha, - A vida passa a ser moldada pela escolha – Não é o destino que determina o nosso futuro, e sim a nossa escolha e Jesus é a única escolha e Ele diz em João 14.6: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.
II) O CAMINHO ESTREITO E APERTADO, MAS TEM UM DESTINO: A VIDA ETERNA.
a. Caminho estreito – porta estreita: Não oferece espaço suficiente para que um pecador passe com todo seu volume de iniquidades.
b. Ele é estreito, mas à medida que começamos a trilhar este caminho, que é Jesus, ele se alarga, expande, dilata-se, adquire paisagens, glória e traz descanso, segurança e paz. Jo 14.27
c. Por que o Senhor nos mostra este caminho que parece difícil?
d. Porque Ele sabe que o enganador não quer nossa salvação e engana as pessoas com mentiras, destruindo a vida delas, como ele fez no Éden com Adão e Eva.
e. O caminho estreito é:
O caminho da comunhão com Deus;
É o caminho de paz dado pela segurança de estarmos em Jesus;
É o caminho onde o Espírito Santo nos guia, nos fala, nos faz lembrar os conselhos de Jesus, nosso conselheiro;
É o caminho de negar a nossa vontade e fazer a vontade do Senhor, nosso amigo verdadeiramente.
f. O