Dogmática E Zetética Cadernos Colaborativos
1141 palavras
5 páginas
24/08/2015Dogmática e Zetética Cadernos Colaborativos
Related Search by Crazy Score
Personal tools
Related Searches
Projeto e gestão: Pablo de Camargo Cerdeira
Entrar
?
Software
Development
Open Source
Views
Last Minute Hotel
Artigo
Discussão
Editar
Histórico
Deals
Low Cost Health
Insurance
Navigation
Content Management
Página principal
Mudanças Recentes
Página randômica
Ajuda
My Wiki
Open Source Content Busca
Management System
vai Buscar
Toolbox
Artigos Relacionado
Páginas relacionadas
Carregar arquivo
Páginas especiais
Dogmática e Zetética
Origem: Cadernos Colaborativos, a enciclopédia livre. Dos mesmos dispositivos constitucionais há diversas interpretações e igualmente possíveis, porém, apenas, com duas dimensões: a norma e o fato. Essas diversas interpretações podem ser denominadas como ferramentas investigativas, podendo acentuar a pergunta ou a resposta.
Acentuando a pergunta, os conceitos básicos, as premissas e os princípios ficam abertos à dúvida, ampliando o horizonte da discussão, pois trazem a problemacidade pra dentro deles mesmos. Já acentuando a resposta, determinados elementos são postos fora de questionamento, mantidos como soluções não atacáveis, postas, assim, como absolutas. Nesse segundo caso, as respostas mesmo quando postas em dúvida em relação aos problemas, não põem em perigo as premissas de que partem. No primeiro caso o enfoque é zetético, já no segundo é dogmático. Em suma, tanto o enfoque zetético, quanto o dogmático, são reconhecidos como ferramentas investigativas no âmbito jurídico, devido, principalmente, a complexidade deste como um todo.
Apesar de o raciocínio judicial ser dogmático, a argumentação é livre para se desenvolver em muitas outras direções.
Uma boa definição para esse conceito é a observação feita por Tércio Sampaio: “Como deve haver um princípio básico dogmático que impeça o recuo ao infinito (...), ao mesmo tempo em que sua identificação é materialmente aberta (...), o
ato