dogmatismo
A palavra "dogma", de origem grega, que significa "doutrina fixa." Para os primeiros filósofos significava "opinião". Dogmatismo opôs-se ao ceticismo, é uma escola de filosofia que "considera a razão humana capaz de conhecer a verdade, desde que respeitem a métodos e a ordem na investigação, dando como certa a possibilidade e a realidade do contato entre o sujeito e o objeto ".
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário Ele diz que "os objetos de percepção e objetos de pensamento nos são dadas da mesma forma: diretamente na sua corporalidade" e seus seguidores "representam a capacidade cognitiva do homem e assumir que há de fato a realidade, sua preocupação é a natureza ".
Nascimento de dogmatismo
Dogmatismo ocorre no sétimo e sexto séculos a.C "dogmatismo, sendo a atividade do homem ingênuo, é a posição mais antiga e primordial, tanto no sentido psicológico como na história. Durante o período originalmente da filosofia grega domina em quase geral ".
Reflexões epistemológicas não aparecem entre os pré-socráticos (Ionian filósofos da natureza, os eleatas, os pitagóricos). Eles são principalmente mundo natural teórico, o que eles escrevem entra a designação genérica da natureza. "Esses pensadores são a confiança animado ainda ingênuo a capacidade da razão humana."
Para eles, o conhecimento não é um problema, são impregnados no ser absorvido e por natureza. Ela é a realidade que existe por baixo todas as "coisas", e que, embora seja comum a todos, é distingui-los. Em vez as "coisas", ao invés de várias realidades, são aparências mutáveis, instáveis e de duração limitada ", esta pré-socrático compreender a natureza de duas maneiras: como" substrato "imudável de ser abaixo de todas as mutações e as coisas, e também como uma força que faz com que as coisas vêm a ser, como uma fonte inesgotável de seres ".
Representantes:
Thales de Mileto:
Seu pensamento
Tal acredita encontrar o princípio básico (arché), apontando para a água