Doenças
O que é ? * A tosse convulsa é uma infeção respiratória aguda, altamente contagiosa, causada por Bordetella pertussis. * Esta doença manifesta-se por ataques de tosse que terminam com a dificuldade de inspirar. * A tosse convulsa aumenta o risco de pneumonia, especialmente em crianças com menos de 5 anos de idade.
Sintomas e sinais
Os sintomas da tosse convulsa não aparecem logo após a infeção. Pode levar até três semanas antes dos primeiros sinais de tosse aparecerem nas crianças. O início é geralmente leve, com sintomas semelhantes as infeções das vias respiratórias mas que pioram com o passar do tempo.
Os primeiros sintomas são : * congestão nasal; * espirros; * olhos vermelhos e lacrimejantes; * febre baixa; * estado dormente; * tosse seca.
Depois de cerca de uma semana do início, os sintomas começam a piorar. O muco acumula-se nas vias respiratórias e provoca episódios incontroláveis e dolorosos de tosse.
Convulsões graves e prolongadas podem causar:
* vômitos; * fadiga; * alteração da cor facial durante os acessos de tosse; * tosse convulsa grave, persistente que pode ser cansativa para a criança
Modo de contágio
Uma pessoa infetada propaga organismos de tosse convulsa no ar através das gotas de humidade que expulsa ao tossir. Qualquer pessoa que se encontre perto pode inalá-las e ser infetada. Uma pessoa com tosse convulsa normalmente não é contagiosa a partir da terceira semana da doença.
Tratamento
* Os bebés muito doentes costumam ser hospitalizados porque necessitam de cuidados e de oxigénio e podem requerer tratamento numa unidade de cuidados intensivos * A utilidade dos medicamentos para a tosse é duvidosa e, normalmente, não são utilizados. * Podem ser administrados fluidos intravenosos para substituir os líquidos perdidos durante os vómitos e porque a tosse pode impedir a alimentação do bebé. É importante manter uma boa nutrição e às crianças