Doenças
A bronquite crônica se define como uma infecção do trato respiratório inferior, associada à tosse produtiva e obstrução do fluxo aéreo.
Sinais e sintomas: As manifestações da doença são insidiosas, desenvolvendo-se durante vários anos. Estão presentes: acessos repetidos de tosse e expectoração; infecções respiratórias redicivantes, seguida por tosse persistente; produção de catarro gelatinoso e espesso; sibilos e dispneia aparecem á medida que a enfermidade progride.
Efisema Pulmonar
Enfisema é uma doença pulmonar complexa caracterizada por perda da elasticidade pulmonar devido á destruição alveolar. O resultado é que as pequenas vias aéreas colaboram durante a exalação do ar, levando a uma forma obstrutiva de doença pulmonar.
Sinais e Sintomas: É um processo que duram vários anos e que quando aparecem os sintomas já há comprometimento pulmonar irreversível. Dospnéia: instalação lenta e evolução progressiva; fraqueza, letargia, anorexia, perda de peso- devido á hipoxemia, aumento do esforço da musculatura respiratória e acidose respiratória. A tosse pode se mínima, exceto quando existe infecção respiratória. Tórax rígido. O pulmão enfisematoso não se contrai na expiração e os bronquíolos não ficam efetivamente esvaziados das suas secreções, desenvolvendo-se rapidamente reações inflamatórias e infecções devido ao acúmulo dessas secreções. Com as infecções, a experiração é prolongada e sibilante.
Bronquectasia
É o alargamento ou distorção dos brônquios. Os brônquios são tubos por onde o ar entra e sai dos pulmões. Dentro de cada pulmão, eles vão se ramificando como galhos de árvore, formando a árvore brônquica.
Sinais e sintomas: o cliente apresenta sintomas quando acometido ppor infecção. Tosse crônica e produção de escarro muco purulento em grande quantidade; hemoptise; dispnéia; dedos em baquete de tambor.
Asma
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que ataca o sistema respiratório, que resulta na redução ou até mesmo