Multiculturlismo
Merkel considera que multiculturalismo "falhou"
A Chanceler alemã afirmou, ontem, que “falharam totalmente” as tentativas para construir uma sociedade multicultural, onde as diferentes culturas coabitem de forma harmoniosa. Angela Merkel entende que o conceito “multikulti” não funciona e defende que os imigrantes devem fazer mais em prol da sua integração, como aprender a língua alemã.
A chanceler começou por explicar o contexto da vaga de imigração para a Alemanha: “No início dos anos 60 o nosso país chamou trabalhadores estrangeiro para virem para a Alemanha e agora eles vivem no nosso país (…) Ríamo-nos um pouco e dizíamos: não vão ficar, daqui a pouco partem; mas não foi assim”.
Num discurso proferido no congresso da juventude da União Democrática Cristã (CDU), realizado em Potsdam, Merkel afirmou que a abordagem “multikulti”, segundo a qual as pessoas vivem felizmente lado-a-lado, “falhou totalmente” e foi crítica de uma “imigração que pese no nosso sistema social”.
Merkel sublinhou que a Alemanha continua a precisar de imigrantes. Recentemente, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria do país referiu que a economia alemã precisa de 400 mil engenheiros e profissionais qualificados.
A chanceler aludiu às declarações do presidente Christian Wulff, segundo quem o Islão é “parte da Alemanha”, tal como o Cristianismo e o Judaísmo.
"Não deveríamos ser um país que passe a mensagem para o estrangeiro que aqueles que não falarem alemão de imediato ou que não forem criados a falar alemão não são cá acolhidos”, declarou. No início do mês, em negociações com o primeiro-ministro turco, defendeu que deveria ser feito mais para uma melhor integração dos 2,5 milhões elementos da comunidade. 18 SEPTIEMBRE 2009 http://micatapulta.blogspot.com.br/2009/09/la-falsedad-del-multiculturalismo.html Kevin Rudd, primeiro-ministro da Austrália
Muçulmanos que querem viver sob a lei islâmica Sharia foram