doenças
LUANA SAURES DA SILVA
SHERLAINE SANTOS FREITAS
Principais Doenças das Grandes Culturas
Canarana-MT
2014
PRINCIPAIS DOENÇAS DA CANA-DE-ACÚCAR
Escaldadura Das Folhas - Bactéria Xanthomonas Albilineans
A doença é causada pela bactéria Xanthomonas albilineans, ela se manifesta de forma distinta em localidades diferentes, ou seja, os sintomas da doença variam de acordo com as condições do local.
A escaldadura das folhas apresenta grande potencial destrutivo, sobretudo em variedades suscetíveis. Quando a doença se manifesta em variedades extremamente suscetíveis, pode causar perdas de até 100%. Ela pode causar, ainda, má formação dos colmos, morte das touceiras, queda de produção e de riqueza em sacarose.
São conhecidos três tipos de sintomas da doença:
Em algumas situações, observa-se no interior dos colmos uma descoloração na região dos nós, assemelhando-se aos sintomas do raquitismo da soqueira;
Surgimento de diversos sintomas externos, sendo que o mais característico são as estrias brancas na folha, podendo atingir até sua base;
O sintoma agudo, observado nas variedades mais suscetíveis em condições favoráveis à bactéria, caracteriza-se pela queima total das folhas, como se a planta tivesse sido escaldada. Daí a origem do nome da doença, escaldadura das folhas (Figura 1).
A bactéria penetra pelos ferimentos dos colmos e permanece na planta durante toda sua vida. Dessa forma, a doença é facilmente disseminada na colheita por meio de ferramentas de corte como o facão ou mesmo as colhedoras. Com o aumento da colheita mecanizada, as preocupações com essa doença se intensificaram.
Os ventos e as chuvas podem disseminar a doença por longas distâncias, quando espalham a bactéria presente em áreas mortas (necroses) das plantas afetadas. Condições de estresse (frio, seca ou temperatura muito alta) induzem o aparecimento da fase aguda da doença.
A principal forma de controle da