Doenças
Escola Paroquial Nossa Senhora de Fátima
Alunos: Lucas Targino e Fernando Bivar
Biologia
Neste trabalho nós iremos aprender um pouco sobre três tipos de doenças transmitidas por microrganismos. São elas a amebíase, a giardíase e a doença de chagas, todas transmitidas por protozoários e comuns em áreas ou países subdesenvolvidos de saneamento básico de baixa qualidade ou completamente precários e sem estrutura.
A Amebíase é uma infecção adquirida a partir de um protozoário conhecido como Entamoeba histolytica e não possui um vetor como a doença de chagas possui. Essa doença é comum em países subdesenvolvidos, com grande incidência na Ásia, África e América Latina. No Brasil, estima-se que cerca de 23% da população esteja infectada, de maneira assintomática ou não. Por vezes, esse protozoário pode ficar apenas no intestino grosso do infectado sem causar a doença, mas ela pode invadir a parede do cólon e também o fígado e raramente ela pode infectar o cérebro ou outros órgãos do corpo humano.
A Entamoeba hystolica é transmitida através do consumo de alimentos ou água contaminada por dejetos fecais portadores dos cistos deste tipo de protozoário, ao colocar na boca algo que tenha tocado em fezes infectadas ou pelo contato com a boca ou área retal de um indivíduo infectado.
Nem sempre essa infecção é sintomática, mas quando os apresentam eles vão desde dor abdominal, diarreia com cólicas, náuseas, vômitos, diarreias mais graves com perda de sangue nas fezes e também febre e emagrecimento rápido. O sangramento ocorre através de ulcerações no revestimento interno do intestino grosso. De maneira menos comum, o protozoário pode entrar na corrente sanguínea e formar abcessos no fígado, que causam dor e febre com calafrios.
O diagnóstico desta doença é feito de algumas maneiras. Pode ser através da análise das vezes do paciente e também pela tomografia computadorizada do fígado ou por exames de sangue, onde os médicos observam