doenças
A rinite é a inflamação da mucosa nasal que gera sintomas como o escorrimento nasal frequente e pode haver espirros e tosse. Seu tratamento pode ser feito com a toma de medicamentos, medidas gerais de higienização dos ambientes e imunoterapia.
A Rinite é o termo que descreve a irritação e inflamação crónica ou aguda da mucosa nasal.
Rinite aguda
A rinite aguda é o sintoma habitual da constipação. Pode ser provocada por vírus e por bactérias. Se a causa forem bactérias, o médico identifica-as e prescreve um antibiótico apropriado. Os antibióticos não serão eficazes se a rinite for provocada por um vírus. Em ambos os casos os sintomas podem ser aliviados tomando fenilefrina em forma de aerossol nasal ou pseudoefedrina por via oral. Estes medicamentos, de venda livre, permitem a constrição dos vasos sanguíneos da membrana. Os aerossóis nasais só devem ser utilizados durante 3 ou 4 dias.
Rinite crónica
A rinite crónica é a inflamação das fossas nasais, que se manifesta frequentemente através de crises alérgicas intensas por mais de 3 meses consecutivos. Esta doença geralmente é causada por uma exposição contínua a algum alérgeno ou por uma alteração anatómica da região nasal do indivíduo.
A rinite crónica costuma ser causada pelo tabagismo, pela poluição do ar ou pelas alergias. Também pode dever-se a infecções tais como a sífilis, a tuberculose, o rinoscleroma, a rinosporidiose, a lepra, a leishmaniose, a blastomicose e a histoplasmose. Estas infecções destroem o tecido mole, as cartilagens e os ossos.
Os sintomas de rinite crónica são a obstrução dos canais nasais e o corrimento no nariz. Quando a rinite é provocada por uma infecção, é muito frequente que haja secreções de pus e hemorragias.
Tipos de Rinite
A rinite alérgica (mais comum) tem grande influência genética: filhos de pai e mãe que apresentam rinite têm 80% de probabilidades de também apresentarem a doença
A rinite não-alérgica (menos comum) é geralmente causada por vírus ou