doenças
Introdução
Neste trabalho, abordaremos de forma mais aprofundada duas doenças, Vitiligo e Síndroma de Reiter, tendo como objetivo a aprendizagem seguindo todo um processo de recolha e analise de informação para compreendermos o melhor possível os sintomas e tudo o que deles implica e está relacionado diretamente.
Síndroma de Reiter
O Síndroma de Reiter é também conhecida como artrite reativa, ou seja, é uma inflamação nas articulações e nas ligações destas aos tendões. No entanto difere da artrite comum pois é provocada numa zona do corpo que não as articulações (é comum a salmonella ser umas das causas do síndroma). Esta doença afeta maioritariamente indivíduos do sexo masculino relativamente jovens.
Este Síndroma pode ser transmitido sexualmente ou pode ser provocada por uma infeção nos intestinos, provocando diarreia aguda.
Esta doença é, em certos aspetos, idêntica a uma outra doença chamada espondilite anquilosante. Esta ultima afeta igualmente articulações mas são grandes articulações, como os ombros ou a coluna. Numa fase mais avançada do Síndroma de Reiter é praticamente impossível distingui-la da outra doença pois também afeta a coluna e as grandes articulações.
Uma das principais causas é que um individuo está predisposto geneticamente para ter aquela doença. Maior parte das pessoas que apresentam a doença produzem um antigénio, HLA B27, que vai desencadear e desenvolver a doença. É possível definir dois locais de contaminação e posterior desenvolvimento da doença: Infeção intestinal e infeção urogenital.
Uma outra teoria assenta sobre os agentes patogénicos. Quando uma bactéria entra no nosso sistema imunitário, este produz anticorpos como mecanismo de defesa. Quando os anticorpos atuam contra as bactérias, reconhecem o antigénio HLAB27 presente no organismo do individuo e induzem uma artrite ou uma inflamação nos tendões.
Os