doenças
Comtaminaçao: É direta, não envolvendo um vetor.Se dá via ingestão de seus cistos. Estes, liberados nas fezes da pessoa adoecida, podem se espalhar na água e vegetais que, sem a devida higienização antes de serem ingeridos, podem causar a doença. Ciclo biológico: monoxenico. O homem ingere o cisto maduro (4 núcleos) → vai para o intestino delgado e ocorre a eclosão dos cistos → ocorre a multiplicação (assexuada) →vai para o intestino grosso e se transforma em trofozoito→ parte vai para circulação e outra parte se encista e vai para as fezes → meia ambiente.
Os sintomas da amebíase são: diarréia com cólicas até a diarréia mais intensa, febre e emagrecimento. Pode ocorrer inflamação do intestino grosso. ciclo é monoxenico, ou seja, a Entamoeba hystolitica completa seu ciclo em apenas um hospedeiro, e o modo de infecção é fecal-oral, ou seja, o homem se infecta ao ingerir cistos presentes na água ou nos alimentos contaminados
Profilaxia
manter sanitários limpos; lavar as mãos antes das refeições e após a defecação; tratar os doentes e portadores assintomáticos; não usar excrementos, como fertilizantes; combater as moscas e baratas.
.balantidiose: Balantidium coli é um protista ciliado causador da balantidiose, uma infecção do intestino grosso do homem. agente etiológico dessa moléstia é Balantidium coli, um protozoário ciliado
Contaminação :Que chega ao homem pela água e alimentos contaminados.
Reservatório natural intestino grosso do homem Ciclo biológico Os parasitas se multiplicam no intestino, produzindo cistos (1); os trofozoítos (2) são formas infectantes; os cistos e trofozoitos são amplamente eliminados nas fezes, podendo contaminar o ambiente e transmitir a infecção a outros hospedeiros.
Os sintomas, febre, anorexia, náuseas, vômitos e diarréia que pode evoluir à