Doenças virais
É causado pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). A AIDS é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (Linfócitos T CD4+). A infecção acontece através do vírus HIV que ataca as células do sistema imunológico (sendo responsável assim pela destruição dos glóbulos brancos).
O que causa a diminuição da capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, que na maioria das vezes são causadas por micro-organismos que ‘geralmente’ não nos prejudicariam se nosso organismo estivesse com a quantidade normal de defesa.
Principais sintomas
- Emagrecimento constante.
- Cansaço intenso e prolongado.
- Febre moderada ou alta.
- Diarreias persistentes.
- Aumento de gânglios em varias regiões do corpo.
- Manchas roxas que causam dores.
- Lesões brancas na boca, tais como as aftas.
O HIV é transmitido através do contato direto de uma membrana mucosa ou através da corrente sanguínea de um fluido corporal que já apresente o vírus HIV, alguns exemplos podem ser notados abaixo:
- Sêmem.
- Secreção Vaginal.
- Fluido preseminal.
- Leite materno.
Sendo assim a AIDS, ou melhor, o vírus do HIV pode ser transmitido através de todas as relações sexuais, além da amamentação, transfusões de sangue, agulhas hipodérmicas contaminadas, etc.
Tratamento
O tratamento da AIDS é feito com a toma de um coquetel composto por medicamentos tais como:
Etravirina;
Tipranavir;
Tenofir;
Lamivudina;
Efavirenz;
Maraviroque.
O coquetel deve ser tomado sempre na dose certa e na hora certa todos os dias para evitar que o vírus fique ainda mais forte, facilitando o surgimento de outras doenças. Existem cerca de 17 medicamentos que combinados entre si são capazes de diminuir ao mínimo a carga viral. Além dos medicamentos, recomenda-se o acompanhamento de um nutricionista, psicólogo e atividade física regular.
Efeitos colaterais do tratamento enjôo, vômito, mal estar, perda do apetite, dor de cabeça e alterações na