Doenças transmitidas por protozoários
Giardíase:
A giardíase é uma infecção no intestino delgado causado pela Giardia Lamblia um parasita unicelular. È transmitido através de cistos eliminados pelas fezes. Causa diarreia, má nutrição e retardo no desenvolvimento. Sintomas: cólicas, náusea, diarreia, etc.
Amebíase:
Doença causada pelo protozoário Entamoeba histolytica. Ela entra no organismo humano por meio de alimentos mal lavados que contém os cistos. Os sintomas da amebíase variam muito, indo desde diarreias agudas (e com sangue) até dores abdominais mais fracas.
Doença de Chagas:
É transmitido pelo barbeiro, O protozoário trypanossoma cruzi passa para o corpo humano quando o barbeiro pica em busca de sangue. O barbeiro libera suas fezes na pele, causando coceira. Ao coçar, o indivíduo acaba por jogar as fezes infectadas do barbeiro em sua corrente sanguínea. Sintomas: Uma lesão, chamada de chagoma, pode aparecer no lugar picado, febre, gânglios linfáticos, anorexia, aumento do volume do baço e do fígado, inflamação leve do miocárdio e mais raramente uma inflamação do encéfalo e das membranas que o envolvem, as meninges.
Leishmaniose:
Os protozoários Leishmania causam a leishmaniose, que é transmitida por mosquitos. O principal sintoma são feridas nas mucosas da pele. Existe uma forma mais grave, conhecida como Leishmaniose Visceral ou Calazar. Sintomas: borbulhas vermelhas na pele. A pele fica escurecida Em poucos meses as lesões cutâneas cicatrizam.
Malária:
É transmitida pelo mosquito Anopheles que possui em seu organismo protozoários do gênero Plasmodium. Os sintomas dessa doença são febre alta, dor de cabeça, cansaço, entre outros. O melhor meio de prevenir a malária é a erradicação do mosquito.
Toxoplasmose:
Transmitida por animais domésticos que possuem em seu organismo o protozoário Toxoplasma gondii. É uma doença que pode ser assintomática ou causar dores de cabeça, febre, aparecimento de ínguas, dores no corpo, fadiga. A