doenças transmissíveis
Agente etiológico:
O Clostridium botulinium é um bacilo gram-positivo, anaeróbico, esporulado, e sua forma vegetativa possui 8 tipos de toxinas (A, B ,C1, C2, D, E, F e G)as toxinas patogênicas para o homem são as dos tipos A, B, E e F sendo as mais frequentes a A e B.
Manifestações clínicas:
De um modo geral, as manifestações clínicas são: náuseas, vômitos, diarréia e dor abdominal e podem anteceder ou coincidir com os sintomas neurológicos. constipação e irritabilidade, dificuldade de controle dos movimentos da cabeça, sucção fraca, disfagia, hipoatividade, entre outros.
Modo de transmissão:
Os esporos do Clostridium botulinum são amplamente distribuídos na natureza, em solos e sedimentos de lagos e mares. São identificados em produtos agrícolas como legumes, vegetais e mel e em intestinos de mamíferos, peixes e vísceras de crustáceos.
Medidas de prevenção e controle:
Não adquirir nem ingerir alimentos cuja lata ou tampa se apresentem estufadas ou enferrujadas; não adquirir nem ingerir alimentos cujo conteúdo líquido se apresente turvo; não adquirir nem ingerir alimentos cujo vidro se apresente turvo.
Cólera
Agente etiológico:
Vibrio cholerae O1, biotipo clássico ou El Tor (sorotipos Inaba, Ogawa ou Hikogima), toxigênico, e, também, o O139. Bacilo gram-negativo, com flagelo polar, aeróbio ou anaeróbio facultativo, produtor de endotoxina.
Manifestações Clínicas:
A Cólera manifesta-se de forma variada, desde infecções inaparentes até diarreia profunda e grave. Além da diarreia, podem surgir vômitos, dor abdominal e, nas formas severas, câimbras, desidratação e choque. Febre não é uma manifestação comum. Nos casos graves mais típicos (menos de 10% do total), o início é súbito, com diarreia aquosa, abundamente e incoercível, com inúmeras dejeções diárias. A diarreia e os vômitos, nesses casos, determinam uma extraordinária perda de líquidos, que poder ser da ordem de 1 a 2 litros por hora.
Modo de transmissão:
Ocorre,