Doenças sexualmente transmissíveis
Professor: Marcelo
Data: 05/05/2014 Ano: 2 J
DST
Doenças sexualmente transmissíveis
Os DSTs são infecções transmitidas por relações sexuais anal ,vaginal e oral, com uma pessoa infectada. O contagio pode ocorrer de mãe para filho, durante a gravidez ou parto, através do compartilhamento de seringas ou devido a uma transfusão de sangue infectado. Os principais agentes causadores destes tipos de moléstias, são os vírus, parasitas e bactérias.
Os vírus são causadores de grande parte dos DSTs, como verrugas genitais, herpes genital, hepatite B e infecção pelo HIV.
As bactérias causam doenças como gonorreia, clamídia, cancro mole e sífilis.
Escabiose (sarna), tricomoníase e pilho púbico (chato) são causados por parasitas.
Alguns DSTs se não tratados rapidamente, podem causar danos aos órgãos reprodutores, levando á incapacidade de gerar filhos, em homens e mulheres, podem também predispor ao câncer, causar lesões no coração e cérebro, e em alguns casos até morte.
Se perceber alguma secreção anormal no pênis, ânus ou vagina, sensações de ardência ao urinar, bolhas, ulceras ou verrugas nos genitais, dor na região pélvica ou abdominal, dor durante a relação sexual, tome cuidado pois são possíveis sintomas de DST.
Se houver suspeita de DST tente evitar relações sexuais ou pelo menos usar camisinhas em todas as relações, a fim de diminuir os riscos de transmissão. E procure imediatamente o seu medico para iniciar um tratamento adequado
Principais tipos de DSTs:
Sífilis
O agente causador da Sífilis é uma bactéria conhecida como Treponema Pallidum. No inicio a doença ataca as vias urinarias e genitais, podendo, caso não tratado, espalhar-se para o sistema cardiovascular e nervoso. Causando uma infecção generalizada, podendo levar o doente a morte. Nas mulheres doentes, o aborto e o parto prematuro são algumas das consequências.
Gonorreia
ocorre após o contato com a bactéria conhecida por Neisseria