Doenças sexualmente transmissiveis
Bactérias:
- Cancro Mole
- Clamídia
- Granuloma inguinale
- Gonorréia
- Sífilis
- Vaginose bacteriana
Fungos:
- Candidíase
Vírus:
- Hepatite
- Herpes simples
- HIV ou aids
- HPV
- Molusco contagioso
Parasitas:
- Piolho da púbis
Protozoários:
- Tricomoníase
A prevenção se dá com: o uso de preservativo, a camisinha é um dos métodos mais seguros contra as DSTS; e vacina para alguns tipos de HPV e Hepatite A e B.
Sífilis Sífilis, é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado. Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso.
O período de incubação, em média, é de três semanas, mas pode variar de 10 a 90 dias. A enfermidade se manifesta em três estágios diferentes: sífilis primária, secundária e terciária. Nos dois primeiros, os sintomas são mais evidentes e o risco de transmissão é maior. Depois, há um período praticamente assintomático, em que a bactéria fica latente no organismo, mas a doença retorna com agressividade acompanhada de complicações graves, causando cegueira, paralisia, doença cardíaca, transtornos mentais e até a morte.
Sintomas