Doenças relacionadas ao trabalho
Relacionadas
ao
Trabalho
|
Laís Fernanda Ribeiro Letícia Paula de Oliveira
Grupo I: Doenças Infecciosas e Parasitas R.T
TÉTANO
Sintomas: irritabilidade, fisgadas, dores nas costas e nos ombros e contratura permanente.
Grupo de Risco: Biológico e Ergonômico
Agente de Risco: pregos enferrujados sujos, latas contaminadas com poeira da rua ou terra, em fezes de animais ou humanas, agulhas de injeção não convenientemente esterilizada.
Medidas de Segurança do Trabalho: vacinação, higiene pessoal, EPI.
Profissionais expostos: agricultores e operários da construção civil, trabalhadores em saneamento e coleta de lixo e mineração.
TUBERCULOSE
Sintomas: Tosse, inicialmente pouco produtiva com expectoração progressivamente mais intensa e amarelada, com hemoptóicos ou hemoptise (pouco freqüente), dispnéia, dor torácica, perda ponderal, febre e sudorese (geralmente vespertina ou noturna).
Grupo de Risco: Biológico e Químico.
Agente de Risco: infecção pelo Mycobacterium tuberculosis, transmitida geralmente por inalação, e pelo Mycobacterium bovis, veiculada por ingestão de material infectante; poeira de sílica.
Medidas de Segurança do Trabalho: As medidas específicas de controle baseiam-se nas medidas educativas e de divulgação de informação, vacinação, diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Profissionais expostos: Trabalhadores em laboratórios de biologia e em atividades que propiciam contato direto com produtos contaminados ou com doentes bacilíferos.
BRUCELOSE
Sintomas: síndrome febril, que nos casos de longa evolução pode tomar a característica ondulante, com mal-estar, fadiga fácil, artralgia, mialgia, dor lombar e nas panturrilhas, cefaléia,