doenças que afetam o aparelho auditivo
Experimentamos a sensação desagradável do ruído ao visitarmos fábricas, participarmos de festas ou ao entrarmos em ambientes movimentados e barulhentos, os ouvidos ficam zunindo, aparece dor de cabeça e uma sensação de fadiga. Entretanto, uma exposição muito intensa ou prolongada pode vir a lesar o aparelho auditivo temporariamente e, depois, permanentemente, constituindo o trauma sonoro. -DenotaçõesEste seria o trauma acústico agudo, por artilharia ou descargas telefônicas, por exemplo. Este tipo de trauma determina alterações circulatórias nos capilares da cóclea, provocando diminuição do fluxo sanguíneo e conseqüente prejuízo das células ciliadas do órgão de Corti. -ExplosõesNeste caso, há uma descompressão brusca e violente, que pode acarretar dor e lesões do ouvido médio, como ruptura da membrana timpânica e desarticulação dos ossículos. -Ambientes ProfissionaisEste é o chamado trauma acústico crônico, onde há deficiência da circulação capilar da cóclea e degeneração irreversível das células ciliadas que estão situadas na orelha interna. A presença de zumbidos é comum.
Doença do Ménière
Doença no ouvido interno, não muito conhecida na maioria das pessoas, causada por aumento de pressão da endolinfa (fluído que preenche os canais semicirculares). Os sintomas são: vertigens, zumbidos e hipoacusia. Muitas pessoas se queixam de uma sensação de pressão no ouvido afetado. Raramente é bilateral (afeta os dois ouvidos).A doença é mais comum em mulheres entre os 40 e 50 anos de vida.
Diagnóstico
Através de exames detalhados encontramos a causa da vertigem, como: audiometria, impedanciometria....
Tratamento
Para a maioria o tratamento é clínico, com medicamentos apenas nas crises. Uma vida mais saudável, com menos tensão emocional traz bons resultados. A solução cirúrgica também é ua opção, um procedimento reservado para os casos em que os pacientes tem grande perda de qualidade de vida, com vertigens