Doenças psicologicas no ambiente de trabalho
O ADOECER PSICOLOGICO DA CLASSE TRABALHADORA
RESUMO
O presente trabalho visa mostrar algumas das doenças psicológicas causadas pelo excesso de trabalho, mostrando os sintomas, prevenção e tratamentos.
Palavras-chave: Síndrome de Burnout. Estresse Excessivo. Suicídio. Auto-Estima. Convívio Social.
1 INTRODUÇÃO
Hoje em dias muitas são as doenças que afligem os trabalhadores das empresas em todo o mundo. Muitas técnicas são desenvolvidas para amenizar essa situação que aflige muito os empregadores e principalmente seus empregados. Cada ano mais aumenta o número de pessoas que precisam se afastar temporariamente dos seus empregos por estarem com doenças psicológicas. As principais são o estresse, depressão, burnout e outras doenças onde a causa geralmente é direcionada pelas correrias do dia-a-dia no âmbito de trabalho.
Nas empresas, o sofrimento no trabalho geralmente tem sido tratado como fenômeno individual, como predisposição ou falta de resistência do sujeito. Não há como negar que o sofrimento é individual, mas sua raiz é social. A dificuldade de relacionamento com os chefes ou com colegas, de adaptação a mudanças e o sentimento de não estar à altura das exigências, são expressões de um mal estar produzido por relações sociais degradadas impostas pelo capitalismo, e se continuarmos tratando a dor como uma questão individual. Estaremos reforçando o desamparo das pessoas que sofrem. A seguir neste trabalho iremos explicar sobre algumas doenças e seus sintomas.
2 STRESS
O estresse é uma das principais doenças que afetam a classe trabalhadora e até mesmo donos de empresas. O estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais. Ele ocorre quando surge a necessidade de uma grande adaptação a um evento ou uma situação de importância. Este evento pode ser algo negativo ou positivo. O stress ocorre em várias fases da vida humana. Sendo a fase adulta a mais atingida, e onde