DOENÇAS OCUPACIONAIS
Parasitárias Relacionadas ao
Trabalho.
Introdução:
Doença infecciosa é qualquer doença causada por um agente biológico (por exemplo: vírus, bactéria ou parasita)
Parasitas são organismos que vivem em associação com outros aos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo.
O tétano é geralmente adquirido através da contaminação de ferimentos com esporos do
Clostridium tetani, que são encontrados no ambiente (solo, poeira, esterco, superfície de objetos - principalmente quando metálicos e enferrujados. O Clostridium tetani, quando contamina ferimentos, sob condições favoráveis (presença de tecidos mortos, corpos estranhos e sujeira), torna-se capaz de multiplicar-se e produzir tetanospasmina, que atua em terminais nervosos, induzindo contraturas musculares intensas. O tétano é uma doença infecciosa mas não contagiosa do sistema nervoso, caracterizado por violentos espasmos musculares causado pelas toxinas de uma bactéria chamada de
Clostridium tetani.
As contrações são extremamente dolorosas e impedem o doente de respirar. Muitas vezes os pacientes permanecem conscientes o que torna o quadro ainda mais dramático. Os espasmos tetânicos são desencadeados por estímulos externos como luz e barulho. Por isso, os doentes ficam alocados em quartos isolados e silenciosos. Esse é mais um daqueles conceitos errados, que viram verdade entre a população. O fato de estar enferrujado em nada muda o perigo da ferida pelo prego. O problema é que uma perfuração por prego, quando infectado, consegue inocular as bactérias mais profundamente. E quanto mais profundo, menor é a quantidade de oxigênio presente. A presença de ferrugem não aumenta a possibilidade do prego estar contaminado com a bactéria.
Qualquer objeto que perfure ou lese a pele pode inocular o Clostridium tetani, inclusive mordidas de