Doenças ocasionadas pelas vibrações ocupacionais
Manual de Gerenciamento de Resíduos - Guia de procedimentos passo a passo
Com o objetivo de fornecer subsídios técnicos aos empresários do Rio de Janeiro para melhor gerenciar os resíduos oriundos de seus processos industriais, o Sistema FIRJAN e o SEBRAE-RJ uniram esforços para desenvolver este guia prático, que apresenta de forma objetiva uma visão geral dos tipos de resíduos, técnicas de gestão e tratamento.
Por um lado, nos últimos anos a legislação ficou mais restritiva, os órgãos ambientais mais exigentes e a sociedade mais consciente; por outro lado, o empresário vem percebendo a importância dessas questões e passou buscar soluções adequadas que, em muitos casos, resultam em benefícios econômicos concretos para seu negócio.
No caso da gestão de resíduos sólidos, as boas práticas revelam-se altamente rentáveis para o empresário. As técnicas de redução na fonte, substituição de matéria-prima, reutilização e reciclagem podem trazer reais benefícios econômicos, além de evitar a exposição do negócio aos riscos dos passivos ambientais.
O Manual de Gerenciamento de Resíduos do Sistema FIRJAN também traz respostas às dúvidas mais frequentes sobre o assunto.
Programa de gestão ambiental da Uel
O gerenciamento dos resíduos sólidos consiste no conjunto de ações, diretas ou indiretas, que envolve as etapas de coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos sólidos e dos rejeitos, que devem estar em consonância com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é parte integrante do processo de licenciamento ambiental da instituição e deve estar em consonância com o plano de gestão integrada de resíduos do múnicípio. O PGRS da UEL começou a ser elaborado no início de 2009, pelo Prof. Cleuber Moraes Britto, docente do Departamento de Geociências, e foi aprovado em setembro de 2010.
Cronograma de Coleta A