Doenças no Sangue
O sangue é um tecido fundamental à manutenção de todos os demais tecidos e órgãos do organismo humano. O equilíbrio entre o ritmo de produção e de destruição das células do sangue, assim como a manutenção da composição do plasma, são vitais aos processos de oxigenação e nutrição dos tecidos e aos processos de defesa do organismo. Algumas doenças afetam a produção ou a função dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Outras resultam em modificações do plasma sangüíneo. Veremos nos próximos capítulos as conseqüências de algumas dessas doenças para a saúde dos indivíduos afetados e os tipos de terapias que podem ajudá-los.
ANEMIA
As anemias são doenças caracterizadas pela baixa concen- tração de hemoglobina no sangue. Podem ser causadas por hemorragias intensas, pela destruição acelerada das hemácias, pela produção insuficiente de glóbulos vermelhos na medula óssea ou pela produção de glóbulos vermelhos com pouca hemoglobina. Este último exemplo é a causa mais freqüente de anemia, principalmente na infância, ocasionada pela insufi- ciência de ferro na alimentação, uma vez que o ferro é um componente importante na formação da hemoglobina.
HEMOFILIA
Quando um vaso sangüíneo sofre uma lesão, inicia-se um processo que visa impedir a perda do sangue pelo vaso. Ocor- rem modificações na musculatura do vaso danificado, desen- cadeadas por substâncias liberadas pelas plaquetas, que, além disso, se agregam para ajudar a formar o coágulo. Ocorre uma cascata de reações químicas que envolvem diversos fatores do plasma sangüíneo, chamados fatores de coagulação. Essas reações acabam por produzir uma proteína chamada fibrina.
As moléculas de fibrina se juntam para formar uma rede, que aprisiona hemácias, leucócitos e plaquetas, formando assim o coágulo. O coágulo pára o fluxo do sangue no vaso lesionado.
A hemofilia é resultado de uma deficiência genética de algum desses fatores de