Doenças indocrinas
898 palavras
4 páginas
Hipófise A hipófise também denominada glândula pituitária, é uma pequena glândula com cerca de 1 cm de diâmetro. Aloja-se na sela túrcica ou fossa hipofisária do osso esfenoide na base do cérebro. Está localizada abaixo do hipotálamo e posteriormente ao quiasma óptico, sendo ligada ao hipotálamo pela haste pedúnculo hipofisário ou infundíbulo, é envolvida pela dura - máte (exceto o infundíbulo). A hipófise é considerada uma glândula mestra, pois secreta hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas, sendo grande parte de suas funções reguladas pelo hipotálamo. Possui dimensões aproximadas a um grão de ervilha, pesando de 0,5 a 1 grama.
A hipófise é dívida em duas partes distintas: o lobo anterior (adeno - hipófise) e o lobo posterior (neuro - hipófise). A adeno-hipófise possui origem de células epiteliais, enquanto neuro - hipófise possui origem nervosa. Entre essas duas porções existe uma zona pouco vascularizada chamada de parte intermédia, praticamente ausente em humanos, mas bem desenvolvida e funcional em outros animais.
A hipófise é responsável pela regulação da atividade de outras glândulas e de várias funções do organismo como o crescimento (hormônio do crescimento - adeno - hipófise) e secreção do leite através das mamas (ocitocina - neuro - hipófise)
A hipófise é dividida anatomicamente e funcionalmente em duas partes (anterior e posterior). Cada parte será responsável por funções fisiológicas diferenciadas. Sendo assim, reconhece -se na hipófise:
Adeno - hipófise (hipófise anterior):Secreta os hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas endócrinas, quando estimuladas a fazer isso pelo hormônios do hipotálamo.
Neuro- Hipófise (hipófise posterior): Só armazena hormônios produzido pelo hipotálamo. A área situada entre os dois chama-se lóbulo intermediário, que é desenvolvida apenas nos seres humanos.
Tireoide
A Tireoide é a glândula endócrina encontrada em quase todos os vertebrados e localizada na parte