Doenças de pele e pelos
Curso Depilação Profissional
Doenças de Pele
Professora Luciane Santos
CD-EASY
Doenças de Pele e Pelo na Pele
Foliculite
A foliculite é uma inflamação do folículo piloso com consequente contaminação por uma bactéria. A região fica avermelhada ao redor do pelo com um ponto de pus no centro. É comum em regiões da barba no homem e virilha na mulher. É contagioso, e A foliculite é uma inflamação do folículo piloso com consequente contaminação por uma bactéria. A região fica avermelhada ao redor do pelo com um ponto de pus no centro. É comum em regiões da barba no homem e virilha na mulher. É contagioso, e transmite para outras regiões do corpo, além de passar de pessoa para pessoa.
Nesse caso, a depiladora deve orientar a cliente para tomar os cuidados necessários e a profissional deve usar luvas descartáveis.
Furúnculo
Furúnculo é uma lesão de pele caracterizada por um nódulo vermelho quente, doloroso e com muito pus. A infecção é no nódulo piloso e na glândula sebácea.
É contagioso e a depilação deve ser evitada. Fazer um tratamento adequado com o médico dermatologista.
Candidíase
Candidíase é uma micose causada por um fungo com o nome de Candida albicans. Deixa a pele avermelhada, com uma massa esbranquiçada e úmida. Aparecem em dobras, inclusive virilhas. Ataca também as unhas. No caso de candidíase não é aconselhado fazer depilação.
Dermatofitoreses ou Dermatofitoses
As dermatofitoses, ou tinhas, são micoses cutâneas ocorrentes em pelos, unhas e pelos, provocadas por fungos que tem afinidade por queratina, chamados dermatófitos, que englobam os gêneros Epidermophyton Microsporum e Trycophyton.
As dermatofitoses podem aparecer em qualquer local do corpo. É mais comum em regiões das plantas dos pés, provocando descamações. Nas virilhas, provocam coceiras. Não é recomendado fazer depilação porque é uma doença muito contagiosa.
Doença muito comum em