Doenças da Pele
A pele é um dos maiores órgãos, constituindo 15% do peso corporal. Ela cobre quase todo o corpo à excepção dos orifícios e do olho.
A pele é um órgão muito mais complexo do que aparenta. A sua função principal é proteger o organismo dos perigos do exterior, de que é exemplo a radiação solar. No entanto, ela também protege o nosso corpo dos micróbios. É o principal órgão da regulação do calor, protegendo contra a perda de água. Tem também funções nervosas, constituindo o sentido do tacto.
A CONSTITUIÇÃO da pele
AS doenças da pele
Os médicos podem identificar muitas doenças da pele através do olhar. As características que procuram incluem o tamanho, a forma, a cor e a localização da anomalia, além da presença ou da ausência de outros sinais ou sintomas. Por vezes, o médico deve extrair uma pequena porção de pele para a examinar ao microscópio. Este método denomina-se biopsia. Para esta operação simples, regra geral o médico insensibiliza uma pequena zona da pele com uma anestesia local e, utilizando um bisturi ou um canivete circular, extrai uma porção de pele de aproximadamente três milímetros de diâmetro. O médico fecha frequentemente o corte com um ponto e estanca a hemorragia.
Melanoma
Melanoma maligno é o pior tipo de cancro da pele. É um tumor altamente maligno na fase mais avançada, devido à sua elevada probabilidade de passar para os outros órgãos. Esta doença começa nos melanócitos, as células que produzem a substância melanina, que dá cor à pele. O melanoma é mais comum na pele, mas pode surgir também, raramente, em outros locais do corpo, como no olho.
Os principais factores de risco do melanoma são a pele clara e a exposição ao Sol. As pessoas de pele escura têm melanina que absorve a maioria desses raios do sol antes deles provocarem danos. No entanto, o melanoma pode surgir em áreas da pele não expostas ao sol e em pessoas de pele muito escura também, porque a melanina não pára todos os raios