Doenças Crônicas Não Transmissíveis(DCNT)
Introdução
Doenças crônicas são aquelas normalmente de desenvolvimento lento, que duram períodos extensos – mais de 6 meses – e apresentam efeitos de longo prazo, difíceis de prever. A maioria dessas doenças não tem cura, como diabetes, asma, doença de Alzheimer e hipertensão. Entretanto, várias delas podem ser prevenidas ou controladas por meio da detecção precoce, adoção de dieta e hábitos saudáveis, prática de exercícios e acesso a tratamento adequado recomendado pelo profissional de saúde.
Principais fatores de riscos.
Os principais fatores de riscos são: dietas inadequadas, fumo, consumo de bebidas alcoólicas, falta de exercício físicos .
Dietas Inadequadas:
O aumento do consumo de alimentos com alto teor de carboidratos simples ou lipídeos tem elevado a ingestão calórica da população.
Associado ao consumo inadequado de frutas, vegetais e fibras, os riscos para doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e outras doenças crônicas não-transmissíveis crescem a cada dia.
Fumo: Existem cerca de 1 bilhão de fumantes no mundo e 10% de todas as causas de mortes são atribuídas ao tabagismo. O fumo é um importante fator que influencia no surgimento de doenças crônicas. Dentre elas, destacam-se os vários tipos de câncer, como o de boca, faringe, estômago e, principalmente, o de pulmão.
Em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco.
Bebidas alcoólicas: O consumo de bebidas alcoólicas, seja habitualmente, socialmente ou excessivamente, afeta de maneira significativa a saúde, destruindo o individuo/consumidor fisicamente e psicologicamente, consequentemente ocasionando ao mesmo uma série de riscos.
Geralmente com consumo habitual de bebidas alcoólicas o organismo do individuo/consumidor se torna tolerante, e consequentemente o mesmo passa a consumir quantidades maiores, e assim esse processo se torna cada
vez